Um fuga foi registrada na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na madrugada deste sábado (17). De acordo com a Secretaria Estadual de Administração da Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap-RN), 12 presos conseguiram escapar na ação. Todos eles estavam custodiados na cela 9, ala A, do Pavilhão IV.
Segundo a secretaria, a direção do estabelecimento prisional registrou Boletim de Ocorrência. Os Peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) foram acionados para realizar perícia no local. “Procedimento de instaurou do SEAP para apurar como emergência da fuga”, informou em nota.
“Participam da operação de buscas as policias de plantão, além do efetivo extra acionado pela SEAP, incluindo o Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC), Grupo de Escolta Penal (GEP) e Departamento de Operações Táticas (DOT). A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal prestam apoio a ação “, acrescentou a secretaria.
A Penitenciária de Alcaçuz não registrava fuga de fevereiro de 2018. Na ocasião, um preso apontado como “de confiança” conseguiu escapar. Mas foi recapturado pouco tempo depois. Antes, em 2017, ocorreu uma grande fuga, quando 56 apenados escaparam.
Já neste ano, em maio, a Divisão Especializada no Combate ao Crme Organizado (Deicor) criou um plano de resgate de presos na unidade prisional. As investigações apontaram que o grupo criminoso para trás da ação iria gastar até R $ 4 milhões para concretizar o resgate.
Veja a lista dos presos que conseguiram escapar e como fotos:
1- Alziro Tony da Silva
2- Antônio Marcos Sena da Silva
3- Cleyton Marques de Mendonça
4- Francisco Alef Guedes de Lima
5- Francisco Damião Virgínio de Oliveira
6- Francisco Eliomar Faustino Júnior
7- Francisco Rat Pereira da Costa
8- Genilson Silva de Andrade
9- Henrique de Oliveira Souza
10- Ivanaldo Sales da Silva
11- Max Soares da Silva
12- Osvanildo Maria da Silva
