As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam hoje (10) e podem ser feitas até o dia 21 de maio, pela Página do Participante. O prazo também é o mesmo para a solicitação de atendimento especializado, que deverá ser feita no momento do cadastro do candidato.
Os inscritos farão as provas, nas versões impressa e digital, em dois domingos consecutivos: nos dias 13 e 20 de novembro, segundo edital do Enem publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no Diário Oficial da União. O exame será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A lista completa de cidades está aqui: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/enem-2022-municipios-de-aplicacao.
A taxa de inscrição, para quem não conseguiu a isenção (já encerrada), deverá ser paga até 27 de maio. O valor é de R$ 85 e agora pode ser quitado de duas formas adicionais: cartão de crédito e Pix, além do boleto tradicional. Só após o pagamento a inscrição é confirmada.
A expectativa é que o cartão de confirmação de inscrição, em que serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
No momento da inscrição, o candidato escolhe se prefere a versão impressa ou digital do Enem. Também deverá ser informado se deseja responder a questões de inglês ou de espanhol na prova de língua estrangeira. Com a nota do Enem, é possível concorrer.