A deputada federal Natália Bonavides (PT) colocou o nome à disposição do partido para uma eventual candidatura à Prefeitura do Natal em 2024. O anúncio ocorreu durante encontro do PT no sábado 11, em Natal, em comemoração ao aniversário de 43 anos da sigla.
“A partir de agora podem considerar o meu nome como pré-candidata para a disputa pela Prefeitura de Natal em 2024”, discursou a deputada, que tem 34 anos.
Natália Bonavides foi a deputada federal mais votada do Rio Grande do Norte em 2022, com 157 mil votos. Desse total, mais de 52 mil votos foram conquistados em Natal – a maior votação da cidade para o cargo.
Ao se lançar candidata a prefeita de Natal, Natália tenta quebrar uma escrita: o PT nunca venceu a disputa municipal na capital potiguar.
O partido disputou oito eleições como cabeça de chapa. No primeiro turno, o melhor resultado percentual foi em 2008, quando a hoje governadora Fátima Bezerra alcançou 36,82% dos votos, mas perdeu para Micarla de Sousa.
Nas duas eleições seguintes, o candidato foi o hoje deputado federal Fernando Mineiro, que também não teve sucesso. Em 2020, na última eleição, em meio à pandemia, o PT lançou o então senador Jean Paul Prates, hoje presidente da Petrobras. Ele ficou em segundo lugar, com 14,38%. Naquela eleição, Álvaro Dias (PSDB) foi reeleito prefeito ainda no 1º turno.
Apuração da agência Saiba Mais aponta que Bonavides conta com apoio das principais correntes do PT com atuação no RN. Na lista estão incluídas a Construindo um Novo Brasil (grupo de Fernando Mineiro e Divaneide Basílio), Avante (de Fátima e Francisco), Democracia Socialista (de Isolda Dantas e Brisa Bracchi) e Resistência Socialista (de Marleide Cunha e Pedro Chê).
BG: ‘Se tem uma adversária que eu gostaria de enfrentar é Natália’
Pré-candidato a prefeito de Natal, o comunicador Bruno Giovanni deu o tom de como será sua postura de embate contra o PT na capital potiguar, caso venha a ser confirmado para disputar a vaga ao palácio Felipe Camarão nas eleições de 2024. Em seu programa de rádio na 96 FM, BG afirmou nesta segunda-feira 13 que o Partido dos Trabalhadores sempre teve dificuldades de vencer na capital e que ele deseja enfrentar a deputada federal Natália Bonavides (PT) no pleito que se avizinha.
“Deixe eu dizer uma coisa aqui a alguns amigos que estão preocupados comigo: Não se preocupem! Se tem uma adversária que eu gostaria de enfrentar para prefeita de Natal se chama Natália Bonavides. Eu não conheço ninguém vitorioso de véspera e nem perdedor de véspera”, declarou.
Na avaliação de BG, Natália terá que quebrar muitas barreiras em Natal em razão da “política radical do PT”. “Natália é a política do PT que é de diálogo, mas a mais radical que eu conheço nesse ponto. E ninguém consegue governar a cidade sem mudar de posição, sem fazer adequações”, apontou.
Como exemplo, Bruno lembrou que durante o último pleito eleitoral Natália não queria aceitar o apoio do PT a Carlos Eduardo Alves como candidato a senador. Ela chegou a dizer, durante entrevistas, que era contra a posição do Partido dos Trabalhadores. No final das contas, a parlamentar foi voto vencido na sigla e teve que “engolir” a presença de Carlos no palanque petista. l