O Rio Grande do Norte continua figurando no ranking das cidades mais violentas do mundo, divulgado anualmente pela ONG internacional Seguridade, Justicia y Paz. Na relação das cidades, são 10 brasileiras. Dentre elas, Mossoró na 11º posição e Natal, na 28º.
De acordo com os números do ranking, Mossoró é a cidade brasileira mais violenta, com 167 homicídios em 2022, o que deixou a chamada “capital do oeste” com uma taxa de 63.21 homicídios por habitantes. Natal aparece com uma taxa de 45.06, atrás de cidades brasileiras como Salvador, Manaus e Feira de Santana.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que cidades do RN aparecem na lista de mais violentas. Em 2021, no ranking da mesma ONG, Mossoró apareceu na 20ª posição mundial, enquanto Natal foi a 33ª.
ONG SEGURIDADE, JUSTICIA Y PAZ
O México continua sendo o país com maior número de cidades entre as mais violentas. Das 10 primeiras, nove são lá e uma nos Estados Unidos: New Orleans.
“Fazemos este ranking com o manifesto objetivo político cidadão de chamar a atenção para a violência nas cidades, particularmente na América Latina, para que os governantes se sintam pressionados a cumprir seu dever de proteger os governados, de garantir seu direito à segurança pública. O que também buscamos é que ninguém, nem governantes nem governados de um país ou jurisdição subnacional, queira que sua cidade ou cidades apareçam neste ranking e que se sua cidade ou cidades já estiverem lá, eles façam todos os esforços para obtê-los fora o mais rápido possível”, explicou a ONG ao detalhar o plano de trabalho utilizado no ranking.
RANKING IPEA
Vale destacar outro ranking que coloca cidades do RN como as mais violentas, mas do Brasil: o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 2021. Segundo ele, dois municípios potiguares aparecem no ranking das 15 cidades mais violentas do país: Macaíba (7º) e São Gonçalo do Amarante (12º), ambos localizados na Região Metropolitana de Natal.
O estudo leva em consideração o número de homicídios dolosos entre 2018 e 2020 e pretende orientar o Programa Nacional de Enfrentamento de Homicídios e Roubo, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).
Em entrevista no final de 2022, no entanto, o delegado de Macaíba, Cidorgeton Pinheiro, destacou a redução da criminalidade na cidade. Veja o vídeo abaixo: