Operação prende mais 15 membros de facção, e não procede transferência de Fernandinho Beira-Mar do RN

Forças de segurança do Rio Grande do Norte conseguiram prender ontem mais 15 pessoas suspeitas de integrarem a facção Sindicato do Crime do RN, que vem sendo responsável pelos ataques no Estado. Outros 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades como Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau.

Segundo informações do Ministério Público Estadual, os alvos da “Operação Sentinela” são suspeitos de fazerem parte da facção criminosa. Armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro foram apreendidos. Outros cinco mandados não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados. Essas pessoas já são consideradas foragidas da Justiça.

As investigações que resultaram na operação Sentinela apontam que as pessoas presas na ação desta quarta são lideranças da organização criminosa em liberdade, que exercem ou exerceram funções relevantes para a facção.

Outra informação à qual a coluna teve acesso é que não procede a especulação de grupos de WhatsApp de que o preso mais famoso do Rio Grande do Norte, Fernandinho Beira-Mar, foi transferido de Mossoró para o Rio de Janeiro, após pedido do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do presidente Lula (PT). Fake news total. Um vídeo circula para aumentar as especulações.

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), “o referido custodiado não foi transferido de unidade prisional, portanto, não está na Penitenciária Federal em Mossoró.” Na verdade, o traficante Fernandinho Beira-Mar não está mais no Rio Grande do Norte desde 2019. O traficante, que é um dos maiores comerciantes de drogas da América Latina, hoje está custodiado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

ONDA

Muita gente aproveita a situação de ataques para também aumentar e criar outros fatos. Parece até que alguém ou um grupo de pessoas de fora da onda de crimes tem um certo interesse no aumento da crise de segurança do Rio Grande do Norte. O objetivo seria só enfraquecer a governadora Fátima Bezerra?

LUPAS

As investigações no Ministério Público têm sido direcionadas para desarticular o comando da facção Sindicato do RN e as ordens para os ataques. As prisões ontem atingiram os três níveis mais altos da hierarquia, segundo os promotores. O topo da cadeia de comando é formado pela “final”, grupo com os fundadores da facção e responsável por tomar as grandes decisões. Abaixo está o “conselho”, que tem integrantes presos e na rua. Em seguida vêm a “transparência” e as “linhas de frente”, que coordenam a facção em bairros e cidades menores do Estado.

ÚLTIMAS AÇÕES

Até o fechamento da coluna, um balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do RN apontava para um total de 169 suspeitos presos, sendo 18 na “Operação Normandia” e 15 na “Operação Sentinela”. Dos presos, a maioria é integrante de facção criminosa, sendo 6 adolescentes, 17 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas.

ALIÁS

Nenhum posto de combustível deveria vender em galão. A grande maioria hoje não vende. Para se ter uma ideia, até ontem a noite, 139 artefatos explosivos foram apreendidos pela Polícia nos últimos dias, inclusive, 32 galões de combustíveis.

MÉDICOS

Como é tradição, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa foi instalada e terá a bancada médica. O deputado Galeno Torquato, que foi indicado como vice-líder do PSDB e também para uma das secretarias da Mesa no biênio 2025-2026, já queria a presidência da Comissão. Mas o grupo de trabalho elegeu Dr. Bernardo (PSDB), tendo como vice Cristiane Dantas (Solidariedade). O médico Dr. Kerginaldo (PSDB) e Neilton Diógenes (PL) completam a comissão.

HELP

Quem no Governo anda achando bom a crise nas pastas de Segurança Pública e Administração Penitenciária é a secretária Socorro Batista, da Educação. É que, antes dessa crise que toma conta da mídia potiguar, o problema era a questão do piso dos professores e a greve estadual. Socorro está quietinha e já acordou com a direção do Sinte-RN para diminuir a zuada.

RACHADURA

De acordo com Marcos Brandão, diretor-geral do Itep, não houve nenhum dano à Ponte de Igapó em decorrência da explosão provocada por criminosos na terça. Depois de perícia, ele explica que o artefato detonado pelos bandidos era composto de pólvora prensada e que não tinha condições de abalar a estrutura da ponte. Técnicos do Dnit-RN e do Bope também estão acompanhando o trabalho.

REDUÇÃO

Presidente da Petrobras, o ex-senador potiguar Jean Paul Prates gravou com a jornalista Miriam Leitão para Globonews, que foi para o ar ontem à noite. Jean confirmou a redução do diesel a partir de hoje (de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro). Em seu blog, a jornalista frisou que a redução do diesel tem efeito na inflação no médio e longo prazo. E destacou que a queda de combustível impacta diversos setores como campo e transportes.

IDEOLOGIA

A direção nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) soltou nota e repudiou o oportunismo da extrema-direita com a crise no Estado, quanto ao pedido de impeachment do mandato da governadora Fátima Bezerra (PT).

Agora/RN

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *