As inscrições para a solicitação do Auxílio de Inclusão Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte podem ser feitas nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas ( Sigaa ). O benefício será concedido para estudantes matriculados em período letivo 2020.1 (2020.6) e que escolha em situação de vulnerabilidade social e identificada como Prioritários para o atendimento da assistência estudantil no Cadastro Único da UFRN.
O processo seletivo simplificado é uma carga da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN, por meio da Divisão de Assistência Social e Ações de Permanência (Dasap). O edital abrange estudantes dos Campi de Natal, Macaíba, Facisa, Escola Multicampi de Ciências Médicas e Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) Caicó e Currais Novos.
Com valor de R $ 150,00, o Auxílio tem como objetivo contribuir para que os alunos podem obter pacotes de dados e acesso à internet, de forma a participar integralmente das atividades acadêmicas das disciplinas que alunos matriculados, desenvolvido na solução remota. Os recursos para concessão do benefício são provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
O Auxílio foi concedido anteriormente para os alunos matriculados no Período Letivo Suplementar Excepcional – 2020.5 (PLSE). Está sendo disponibilizado agora com a retomada do período letivo 2020.1 (2020.6) por decisão da Reitoria da UFRN, pois a implantação da Plataforma Alunos Conectados ainda deve demorar um mês para estar completamente operacionalizado. Essa plataforma, criada por meio de parceria entre o Ministério da Educação, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e instituições federais de ensino, vai permitir o acesso de estudantes de baixa renda a bancos de dados da telefonia móvel.
Dessa forma, segundo a instituição, o Auxílio busca garantir o acesso a pacotes de dados na internet até que o Projeto Alunos Conectados seja implantado na UFRN e os estudantes contemplados automaticamente projeto cadastrados como beneficiários do referido, conforme especifica a retificação do edital 006 / 2020.1 (2020.6).
O retorno das aulas, em remoto formato, está previsto para acontecer no dia 8 de setembro de 2020 .