Diante do aumento do número de casos da covid-19 no Rio Grande do Norte, uma governadora Fátima Bezerra se reuniu, por videoconferência, ao longo desta segunda-feira (7), com prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes de municípios das regiões Metropolitana de Natal, Agreste, Oeste e Alto Oeste para tratar das novas ações de enfrentamento à pandemia no estado potiguar.
A primeira reunião aconteceu com os prefeitos e representantes da Região Metropolitana de Natal. Estiveram não encontros representantes de Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Baía Formosa, Canguaretama, Pedra Grande e Maxaranguape. O segundo momento foi voltado para os municípios do Oeste do RN.
Após ouvir os representantes das cidades, o Governo apresentado como medidas prioritárias que os prefeitos devem adotar, com apoio da gestão estadual: 1) atualizar e / ou editar novo decreto dos planos municipais de contingência; 2) retomar os Comitês Regionais com representação dos efetivos; 3) realizar barreiras sanitárias qualificadas; 4) rastrear os casos através da atenção primária de saúde; 5) monitorar os pacientes com oxímetro; 6) editar norma técnica para orientar os cuidados pós-Covid e 7) ampliar a fiscalização nos ambientes de trabalho, em comércios especiais, para garantir distanciamento social e evitar aglomerações.
A governadora Fátima Bezerra, que coordenou as duas reuniões, alertou que o aumento de casos reflete-se na hospitalização e internamentos e pode vir a se refletir no aumento dos óbitos. “Daí a necessidade do estado e municípios, através dos ações do Pacto pela Vida, tentar conter a ocorrência de novos casos. Pelo Governo do Estado estamos revertendo 89 leitos para atendimento Covid. O vai dar todo o apoio aos municípios, inclusive na área da segurança pública. Os municípios têm suas prerrogativas legais e devem aumentar as medidas de combate a Covid e para evitar aglomerações das festas de fim de ano “, afirmou a governadora.
A programação da Sesap para reversão de leitos para atendimento exclusivo Covid é a seguinte: Região Metropolitana – 20 leitos; Seridó – 10 leitos; Oeste e Alto Oeste – 27 leitos; Mato Grande / Agreste – 16 leitos; Potengi – 16 leitos. A secretária-adjunta de Saúde Pública do estado, Maura Sobreira, destacou que hoje o cenário é diferente do início da pandemia. “Temos maior incidência junto à população jovem que tende a desrespeitar mais o isolamento social. É fundamental a ação dos municípios para evitar o crescimento da pandemia”, avaliou a gestora.
Representantes dos municípios, a exemplo de Antônio Flávio (Alto do Rodrigues), informaram que os eventos do período eleitoral levaram a população a achar que pandemia havia acabado. “O município de Alto do Rodrigues não fará eventos neste final de ano. Mas uma iniciativa privada se programa para fazer. Precisamos do apoio policial”, ressaltou.
A secretária de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo disse que uma prefeitura ainda não editou novo decreto, mas está trabalhando na atualização do Plano de Contingência. Ela acrescentou que a partir de hoje à noite “o município vai recomeçar a fiscalização do cumprimento das regras protetivas como o uso da máscara, distanciamento social e restrições a aglomerações”.
De acordo com o secretário de saúde de Extremoz, Fábio Medeiros, “o município está voltado para não incentivar os eventos de massa. Com foco na atenção básica para evitar a lotação do hospital municipal. A equipe de saúde está alinhada ”.
O Pacto pela Vida é ação que envolve o Governo, prefeituras e sociedade no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta segunda-feira (7), mostram que o RN contabiliza um total de 2.752 mortes pela covid-19 e um acumulado de 98.564 pessoas infectadas desde o início da pandemia.
Medidas adotadas a partir da recomendação do Comitê de Especialistas da Sesap:
• Retomada do Pacto pela Vida;
• Ampliação dos leitos nas regiões de saúde: 89 sendo 53 de ITU e 36 clínicos;
• Ampliação das estratégias de comunicação;
• Realização do Inquérito Sorológico;
• Manutenção da testagem de forma ampliada;
• Fortalecimento das ações de vigilância em saúde;
• Recomendações aos empregadores / empregados
• Recomendações acerca das festividades de final de ano
• Revisão dos eventos de massa autorizada.