O Brasil vai proibir voos internacionais que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido. A decisão é uma medida preventiva por causa da descoberta de uma variante do novo coronavírus em solo britânico. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (24/12) e vale a partir de sexta-feira (25/12).
De acordo com autoridades britânicas, foram identificados dois casos de outra cepa do novo coronavírus, “altamente preocupante” por ser “mais contagiosa”, procedentes da África do Sul. O Reino Unido enfrenta uma nova onda de contágios devido a esta nova cepa do vírus.
Nos últimos dias, diversos países do mundo impuseram restrições à chegadas de voos originários de aeroportos britânicos – inclusive nações sul-americanas, como Argentina, Chile e Colômbia.
O documento que proíbe a entrada de viajantes provenientes do Reino Unido é assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde). O texto também fixa novas normas para turistas ingressarem por terra ou mar.
No caso de decolagens com origem no Reino Unido, o país vetou, “em caráter temporário, voos internacionais com destino à República Federativa do Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”.
Correio Braziliense