O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (30) a aprovação da vacina de combate ao novo coronavírus desenvolvida na Universidade de Oxford em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca. O Brasil adquiriu por meio de acordo e compra o direito de transferência de tecnologia e desenvolvimento do insumo em solo brasileiro por meio da Fundação Oswaldo Cruz.
O acordo entre Brasil e as desenvolvedoras foi assinado em agosto. Um investimento de R$ 1,9 bilhão com direito a 100 milhões de doses e a transferência da tecnologia de desenvolvimento que possilibite a fabricação da vacina em território brasileiro. cerca de 10 mil brasileiros participaram dos testes entre os 57 mil voluntários participantes.
O Reino Unido já deu início a imunização da população, utilizando a vacina da Pfizer e começando pelos profissionais de saúde e idosos. Com a aprovação dessa desenvolvida pela Oxford, pretende adquirir junto a AstraZeneca, empresa sueca, cerca de 100 milhões de doses e proporcionar uma imunização em massa da população, cerca de 50 milhões de pessoas, uma vez que serão necessárias duas doses para efetivação da imunização.
O governo do Reino Unido disse que a aquisição das duas vacinas permitirá que toda a população seja vacinada. A previsão é que até o dia 4 de janeiro seja iniciada a aplicação das primeiras doses da vacina.