A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) determinou que a vacinação da população idosa no Rio Grande do Norte será iniciada nesta quarta-feira (10), seguindo a ordem de prioridade estipulada por meio de nota técnica. O estado potiguar recebeu 46.800 doses da CoronaVac, que estão sendo distribuídas aos municípios para imunização de um novo grupo, bem como a aplicação da segunda dose dos que já tomaram a primeira.
De acordo com a nota técnica da Sesap, os imunizantes recebidos vão atender os idosos do RN, começando pelos acamados com 75 anos ou mais. Essa fase ocorrerá de 10 a 12 de fevereiro. Em seguida, serão imunizadas pessoas com 90 anos ou mais, entre os dias 17 e 19 de fevereiro. Na sequência, a partir do dia 22 de fevereiro, serão imunizados os idosos de 85 anos a 89 anos, a partir da organização de cada município. Posteriormente, idosos de 80 a 84 anos e, depois, de 75 a 79.
A vacinação conforme esse cronograma vai depender da organização de cada município potiguar, bem como da disponibilidade de doses. Segundo a Sesap, a escolha desses grupos prioritários para vacinação se deu conforme a disponibilidade das doses da vacina por parte do Ministério da Saúde.
Dessa forma, o cronograma ficou organizado da seguinte forma:
Já com relação à segunda dose, a Sesap também já está distribuindo o estoque para aplicação da nova dose da CoronaVac para os potiguares atendidos com o primeiro lote de vacinas. Para isso, as pessoas precisarão comparecer aos postos de vacinação portando o comprovante de que recebeu a primeira dose.
A vacinação desse público, que se refere principalmente aos profissionais de saúde, deverá ocorrer em até duas etapas: de 10 a 17 de fevereiro; e de 15 a 19 de fevereiro, devendo ser respeitado o intervalo de 21 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose.
Portal Tropical