A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) iniciou, na manhã desta segunda-feira (8), uma operação simultânea nas pontes de Igapó e Newton Navarro, na zona norte de Natal, para tentar dar mais agilidade ao transporte público no horário de pico da manhã. Ação foi iniciada às 6h e segue até às 9h.
De acordo com a STTU, foi implantada uma faixa prioritária para o transporte público nas avenidas Tomaz Landim e Felizardo Moura “como forma de otimizar o tempo de viagem do sistema”. A operação conta com 25 agentes de mobilidade e seis viaturas, incluindo um caminhão guincho para desobstruir a via em caso de acidente ou problema na via.
Para dar suporte aos demais veículos, a secretaria adotou uma faixa reversível na Ponte Newton Navarro, no sentindo Redinha/Praia do Forte, para não sobrecarregar o fluxo na Avenida Felizardo Moura. Desta forma, os motoristas que estiverem saindo da zona Norte têm três faixas, já que esse é o sentido mais utilizado no início da manhã. Em contrapartida, quem estiver chegando na ZN só tem uma.
Em nota, a STTU explicou que, ao todo, 29 linhas de transporte público operam na Ponte de Igapó com cerca de 1.300 viagens por dia. Na Ponte Newton Navarro são cinco linhas com média de 200 viagens diárias.
Ainda de acordo com a pasta, a operação nas estruturas viárias se somam às mudanças nos horários das viagens dos ônibus para evitar aglomerações nos veículos e conter o avanço da covid-19 no município. No entanto, o ajuste na grade não acarreta em aumento da frota.