A Prefeitura de Ceará-Mirim anunciou nesta terça-feira (9) que decretar o fechamento do comércio não essencial e a suspensão da feira livre por um período de 7 dias. De acordo com o prefeito Júlio César Câmara, o documento deve ser publicado ainda hoje e as medidas devem entrar em vigor a partir desta quarta-feira (10).
Além disso, a prefeitura vai determinar o fechamento de todas as repartições públicas do município, com a consequente suspensão dos atendimentos. Segundo o prefeito, apenas os comércios essenciais poderão funcionar, com limitação de 30% da capacidade de atendimento.
Para tomar a decisão, Câmara levou em consideração o agravamento da covid-19 no município e no estado. Segundo ele, dos 21 testes realizados nessa segunda-feira (8), 18 deram positivos. Além disso, considera também a superlotação do Hospital Dr. Percílio Alves, localizado na cidade, e a ocupação geral de leitos na Região Metropolitana de Natal.
“Peço o apoio de toda a população nesse momento de dificuldade que estamos enfrentando, lembrando que nenhum Prefeito gostaria de estar tomando esse tipo de decisão, mas o momento pede que isto seja feito para preservar a vida do nosso povo. Deus no comando sempre”, declarou.
Nesta terça-feira (9), de acordo com a plataforma Regula RN, a ocupação de leitos do estado está em 96,3%. Na Região Metropolitana da capital é de 95,3%. No Seridó, 94,4% dos leitos estão ocupados. A situação mais grave é a do Oeste, com 98,9% de ocupação.