O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), sancionou nesta terça-feira (20) a lei que regulamenta o uso da “xepa” das vacinas contra a Covid-19.
O projeto permite que as equipes de saúde apliquem sobras de vacinas em pessoas com mais de 18 anos e que moram no entorno das unidades de saúde, mesmo que elas estejam fora da lista de prioridades e dos grupos vacinados no momento.
O objetivo seria evitar a perda de vacinas, já que, depois que o frasco é aberto, os imunizantes têm poucas horas de validade.
Como se cadastrar
O cadastro deve ser feito presencialmente a partir de quinta-feira (22) em qualquer um dos pontos de vacinação. É preciso apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço.
Caso haja sobra de vacina, a Unidade Básica de Saúde fará contato telefônico pedindo o comparecimento da pessoa em até 20 minutos para receber o imunizante.
As salas de vacinação das 35 UBS funcionam até às 15h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, quando houver sobra de imunizante, a UBS vacinará até 15h30. Os drives funcionam até às 16h e, se houver doses disponíveis, funcionarão até às 16h30.
O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, afirmou que na capital praticamente não existe perda de doses. “O frasco do imunizante da Oxford, após aberto, pode ser armazenado por até 48 horas. Já os imunizantes da Pfizer e Coronavac têm apenas seis horas de uso após aberto”, disse.