Cena de maus-tratos a um jumento foi presenciada, nesta sexta-feira (23), por um cidadão na avenida Romualdo Galvão, no bairro Lagoa Nova, em Natal. O agressor trata-se de um carroceiro que estava utilizando o animal para transporte de cargas.
Ao se deparar com o espancamento, o denunciante – que preferiu não se identificar – repreendeu o carroceiro, mas acabou sendo ameaçado por ele com um facão. Diante do risco, o cidadão acionou a Polícia Militar e iniciou o transporte da carroça e do animal vítima de maus-tratos.
Nas imagens, é possível ver que o jumento transporta uma carga excessiva e apresenta dificuldades para caminhar. Uma equipe da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) foi encaminhada para atender a ocorrência, mas, até a publicação desta matéria, o suspeito não foi identificado.
De acordo com o tenente Ivaldo Filho, do CIPAM, todas as demais equipes de serviço em Natal estão orientadas a abordar como carroças que apresentam as mesmas características verificadas no vídeo. “Uma vez identificado o suspeito, nós vamos analisar se há indícios de maus-tratos ao animal e, caso positivo, encaminhar o agressor para uma delegacia, onde serão realizados procedimentos os cabíveis. Já o animal, em se tratando de animais domesticados, nós encaminhamos aos órgãos responsáveis ou a organismos não governamentais (ONG’s) que realizam esse tipo de acolhimento ”, explicou o tenente.
Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é um crime ambiental previsto em lei (Lei n ° 9.605 / 98). Caso a população tenha informações que ajudem a localizar o suspeito ou presença outra ocorrência de maus-tratos a animais, deve denunciar por meio do Disque 190.