Anvisa recomenda suspensão da vacina de Oxford em gestantes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) recomendou nesta terça-feira (11) a suspensão da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca em gestantes. A decisão segue orientação da Agência Nacional de Vigilânia Sanitária (Anvisa), que fez a mesma recomendação nessa segunda-feira (10).

“Os municípios serão orientados à suspensão da aplicação, conforme nota técnica emitida pela Anvisa, acompanhando a indicação da bula da vacina, e eventuais novas orientações por parte do órgão ou do Ministério da Saúde”, informou a pasta em nota.

Em nota informativa, a Sesap considerou que a ocorrência de eventos adversos é “extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela covid-19”. No entanto, apontou que “o Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas Secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga um caso de óbito em gestante após vacinação”. 

Além disso, a secretaria estadual levou em conta “que a Anvisa emitiu nota técnica em que recomenda a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. E a orientação da agência é para que a indicação da bula da AstraZeneca seja seguida. Nela não consta o uso em gestantes”.

No documento, a Sesap reforça que o uso “off label” de vacinas, que são situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um médico que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente.

De acordo com a secretaria potiguar de Saúde, a recomendação é válida até que seja feita uma nova orientação pelo Ministério da Saúde.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *