O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) deve receber até março a implantação de câmeras e escâneres capazes de interagir com o sistema do Detran e identificar, em tempo real, veículos circulando de forma irregular em Natal e região metropolitana – seja por multa ou queixa de roubo, por exemplo.
Ao todo, 40 câmeras fixas serão instaladas na capital e municípios vizinhos, segundo informou a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado.
“Em uma blitz de trânsito, por exemplo, os policiais que estão na fiscalização terão a confirmação imediata, antes mesmo de o veículo ser abordado, de que ele tem problemas de documentação ou se possui queixas de furto ou roubo. Isso vai tornar a fiscalização mais segura e mais efetiva”, destacou o coronel Kleber Macedo, coordenador do Ciosp.
De acordo com a Sesed, os equipamentos foram comprados através do programa Governo Cidadão, em parceria com o Banco Mundial. O governo não divulgou o valor das 40 câmeras, mas informou que eles fazem parte de um pacote maior de investimentos que chegará a R$ 7 milhões.
Ocorrências registradas
De acordo com a Sesed, em menos de dois meses, as 117 câmeras monitoradas pelo Ciosp na Grande Natal já foram responsáveis por 34 ocorrências geradas a partir de alertas do sistema de videomonitoramento, em 2021. Do total de ocorrências, 18 terminaram com pessoas levadas a delegacias.
- Oito pessoas em atitude suspeita,
- Uma por lesão corporal,
- Três presas em flagrante por tráfico de drogas,
- Duas por roubo,
- Uma por furto,
- Uma por ato obsceno
- Duas por descumprimento de lei de combate a doenças contagiosas.
No último final de semana, dois homens foram presos em flagrante e uma motocicleta roubada foi recuperada com a ajuda do videomonitoramento, que acionou e orientou os policiais a chegarem aos criminosos. A ação aconteceu na Praia do Meio, em Natal. O veículo havia sido roubado na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte da cidade. Toda a ação da prisão foi filmada pelas câmeras.
Salvamentos
Com relação a outros tipos de acionamento, sendo cinco pessoas resgatadas durante tentativas de suicídio e duas em situação de afogamento em praias da capital. O videomonitoramento ainda ajudou o policiamento a recuperar três veículos roubados. As demais ocorrências foram referentes a colisões de trânsito e atropelamentos.
G1/RN