Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um carro modelo Jeep perde o controle enquanto tentava subir uma duna e capota.
Pelas imagens, é possível ver o momento em que o veículo, no alto do morro íngreme, desce rolando até chegar a base da duna. O capotamento durou um pouco mais de 20 segundos.
O caso aconteceu na Praia de Búzios, região litorânea do Rio Grande do Norte. Pessoas que estavam no local não registraram a cena.
Informações dão conta de que o condutor do veículo é natural de Recife, Pernambuco, e não conhecia as dunas potiguares. Apesar do susto, ele não se feriu e a parte mecânica do automóvel não foi atingida.
A Associação Potiguar de Off-road (APO) emitiu uma nota esclarecendo alguns pontos sobre o incidente ocorrido. Confira na íntegra:
– O motorista era do Estado de Pernambuco em visita a Natal, e sem a habitualidade necessária e desconhecedor do terreno, teve uma infelicidade de se envolver no incidente que gerou um espetacular que todos viram, mas que felizmente, graças à segurança extrema do veículo, só teve como consequência danos materiais que, ao fim e ao cabo, só causará onerar o próprio condutor.
– Ressalte-se que o turista superado no incidente era um particular desfrutando de um bem pessoal no mesmo local onde antes e centenas de pessoas o fazem, todas as semanas, sem absolutamente nenhum incidente. Todavia, acidentes podem ocorrer em todas as atividades humanas, principalmente nas que envolvem a condução de máquinas, o que por óbvio não deve ser tomado por regra e sim como a mais absoluta exceção.
– Devemos lembrar que a atividade do off-road é algo que já faz parte da cultura do nosso Estado, gerando empregos diretos e indiretos e gerando milhões de reais em impostos, devido à comercialização de veículos, peças, acessórios e serviços. Como se não bastasse, é uma atividade que propicia um lazer constante e barato a milhares de famílias potiguares, que através dele desfrutam, da forma mais democrática possível, das belezas do nosso Estado, tornando-as originar mesmo aqueles que não possuem recursos para contratar um oneroso passeio realizado por profissionais.
– Em raros incidentes como esses, devemos ver sempre com cautela crítica advindas de entidades e categorias que exploram comercialmente a atividade. Primeiro porque incidentes desta natureza também ocorrem com integrantes de tais categorias e associações com velada constância. E segundo porque, não raras vezes, tais críticas na verdade mascaram os seus reais interesses, que é meramente o do monopólio da prática da atividade, a maximização dos seus lucros, praticamente impedindo o acesso da população potiguar às belezas do nosso Estado, uma vez que os preços, proibitivos para boa parte da população, tornados quase que exclusivas aos turistas.
– Por fim a APO vem reafirmar o seu compromisso com a legalidade e ressaltar que a maioria dos seus associados é absolutamente ordeira, solidária, formada em sua esmagadora maioria por pessoas comuns, pais de família, respeitadores das normas de trânsito e do meio ambiente, que vem a ser justamente o objetivo máximo dos seus praticantes, o contato e a preservação da natureza. Fica aqui a nossa solidariedade ao motorista no incidente e o nosso agradecimento a Deus pela incolumidade da sua saúde e de seus familiares.
Associação Potiguar de OffRoad
Com informações Portal Tropical