Comitê Científico em saúde emite recomendações para campanhas eleitorais

A Secretaria Estadual de Saúde Pública fez apelo no início da tarde desta segunda-feira (28), pelo secretário de estadual de saúde, Cipriano Maia durante a coletiva de imprensa. O país passa por um momento atípico devido a situação epidemiológica de covid-19. E campanhas eleitorais que costumavam acontecer em meio a multidões, deve se adaptar às regras de biossegurança decretadas tanto estado pelo quanto por municípios.

A realização de comícios deve decorrer em conformidade com o protocolo estadual de biossegurança referente ao setor de eventos, publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado, no último dia 21, em que autoriza a realização de encontros presenciais com o máximo de 100 pessoas na primeira fase das cinco em que é dividido o processo de reabertura desse setor.

 Além disso, todo comício ou encontro eleitoral deve ser autorizado pela Vigilância Sanitária do município onde será realizado. “Devemos ter todas as condutas para não favorecer a transmissibilidade nesses encontros. Não podemos negligenciar para que o processo democrático, que é extremamente rico para a escolha dos nossos governantes, pode vir trazer agravamento da situação, retomada de pico, enfim, situações que venham causar dificuldades para a condução da pandemia no estado ”, enfatizou Cipriano Maia ao repassar conforme recomendações do Comitê Científico estadual de saúde. 

 Segundo Cipriano Maia, o grupo científico recomenda evitar o compartilhamento de material impresso, como os santinhos, jornais, panfletos, e principalmente a preferência pelo marketing digital. Sem esquecer do uso da máscara e do distanciamento social.

A recomendação ainda se refere aos atos de campanha no dia da votação que se compatibiliza com o que já foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eleitores idosos devem votar nas duas primeiras horas da manhã. Deverá se manter um distanciamento social entre as pessoas que vão trabalhar no processo eleitoral e entre os eleitores, evitando aglomerações. “O Comitê apenas reitera essas medidas e chama a atenção de todos os partidos de todos os candidatos que a pandemia não acabou e que nós precisamos seguir essas recomendações recomendações”, disse Cipriano.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *