Mais de 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados para atendimento à pacientes com Covid-19 estão ocupados no Rio Grande do Norte. Só neste mês, foram registrados seis óbitos em decorrência da doença.
Em todo o estado existem 394 leitos críticos de UTI, 307 estão com pacientes. Na Região Metropolitana esse número sobre para 92,6%, O hospital Giselda Trigueiro tem apenas um leito dispocível. A alta demanda acontece devido a circulação das novas variantes da Ômicron. Ao todo, 53 leitos estão disponíveis e outros 34 estão bloqueados. A lista de espera por uma dessas vagas apresenta 33 pacientes.
“Vivemos mais um momento de intensificação do número de casos de covid no estado, causado por essas novas variantes que estão em circulação e que têm uma maior transmissibilidade. Isso tem se comprovado pelo aumento da proporção de testes positivos que vem ocorrendo a pelo menos três, quatro semanas”, afirmou o secretário estadual da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia.
Reuniões do Plano de Contingência já começaram e os leitos de UTI geral já estão sendo revertidos para leitos covid. Nas últimas 24 horas foram confirmados 109 casos da doença. Só no mês de novembro já foram registrados 6 mortes, a maioria na Grande Natal. Por isso, a Secretária Estadual de Saúde reforça a importância da vacinação e recomendou a retomada do uso da máscara em ambientes coletivos, para evitar a propagação do vírus e a sobrecarga da assistência de saúde.
“Essa atitude não é de alarmismo, mas de responsabilidade com a vida”, disse Cipriano Maia.