Em reunião presencial e virtual com prefeitos de todo o Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra confirmou, nesta sexta-feira (8), que o estado está com estrutura pronta para receber e aplicar as vacinas contra a covid-19. A chefe do Executivo garantiu que 72 horas após a chegada das doses, que deverão ser adquiridas e enviadas pelo Governo Federal, a vacinação será iniciada no estado. A expectativa, segundo a governadora, é que isso ocorra ainda neste mês de janeiro.
Segundo o Governo, o RN tem em estoque 900 mil seringas e agulhas, quantidade suficiente para iniciar a primeira fase da vacinação. E está adquirindo mais 2,5 milhões de unidades para garantir as fases seguintes. O Governo, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), também realizou a instalação da rede de frio necessária para a conservação das vacinas e, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), da UFRN, está capacitando vacinadores.
“Afirmo a vocês que estamos prontos para a vacinação. Só falta a vacina chegar. O processo de vacinação deve ser feito em parceria com os municípios que são o ente responsável pela aplicação. O Governo do Estado elaborou o plano e vai dar todo o suporte aos prefeitos e aos municípios. Só aguardamos que a vacina chegue”, afirmou na reunião realizada no auditório da Escola de Governo, em Natal.
Ainda de acordo com o Estado, ao receber as vacinas, a Sesap distribuirá às seis centrais onde os municípios devem retirar o material. Uma central de distribuição funcionará na capital e as outras cinco em Mossoró, Caicó, Santa Cruz, São José de Mipibu e João Câmara.
“Devemos todos cumprir a parte que nos cabe e respeitar os protocolos de segurança. Enquanto autoridade, devemos cumprir nosso papel somando esforços em assistência à população”, declarou a governadora. Ela ainda alertou os municípios a seguirem as recomendações do Ministério Público para suspender as atividades com aglomerações e manter ações para a população respeitar as medidas protetivas: “O carnaval está suspenso. Tenho fé, esperança e confiança que, de mãos dadas, gestores e sociedade, vamos mitigar os efeitos da pandemia e salvar vidas”.
Monitoramento
O Governo do RN também vai implantar o Regula Vacina, um programa no modelo do Regula RN, que registra a ocupação dos leitos críticos e clínicos específicos para a covid. O Regula Vacina vai rastrear cada unidade de vacina recebida pela Sesap até seu destino final ao cidadão.
Fases
A interrupção da circulação da covid-19 no território nacional depende de uma vacina eficaz sendo administrada em parcela expressiva da população. O Governo explicou que, em um momento inicial, onde não existe ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial, o objetivo principal da vacinação é contribuir para a redução de morbidade e mortalidade pela covid-19, de forma que existe a necessidade de se estabelecer grupos prioritários. Inicialmente a vacinação é prevista para três fases:
GRUPOS PRIORITÁRIOS – FASE 1
– Profissionais da saúde
– Pessoas de 75 anos e mais
– Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas
– População indígena aldeada em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.
GRUPOS PRIORITÁRIOS – FASE 2
– Pessoas de 60 a 74 anos
GRUPOS PRIORITÁRIOS – FASE 3
– Pessoas com comorbidades
Os demais grupos prioritários serão vacinados nas demais fases de modo que a estimativa populacional está sendo atualizada pelo Ministério da Saúde para avaliação de qual fase esses grupos estarão inseridos, de acordo com o cenário de disponibilidade de vacinas e estratégia de vacinação.
A meta é vacinar os grupos prioritários até o final do primeiro semestre de 2021.
Portal Tropical