A Superlua Azul acontece na noite desta segunda-feira (19), e é um dos fenômenos astronômicos mais esperados de 2024. Esse evento raro, que combina uma superlua e uma lua azul, acontece a cada 13 anos.
A Superlua Azul é um fenômeno que ocorre quando uma superlua — nome dado à lua cheia que acontece quando o satélite está no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, conhecido como perigeu — coincide com uma lua azul, que é o nome dado à segunda lua cheia em um mesmo mês. Embora o termo “lua azul” não se refira à cor do astro, a combinação desses dois fenômenos torna o evento ainda mais especial e raro.
Nesta noite, a lua pode aparece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia normal. O fenômeno é visível em grande parte do planeta, principalmente a América do Norte, Europa e Brasil.
Astrônomos destacam que a Superlua Azul não influencia apenas na observação, mas também em fenômenos como marés mais intensas. As forças gravitacionais exercidas pela lua e o sol durante a superlua provocam marés mais altas do que o normal, conhecidas como marés de perigeu.
O próximo evento semelhante ocorrerá apenas em 2037, fazendo desta Superlua Azul um acontecimento imperdível para os amantes do céu. Para quem perdeu o espetáculo desta vez, restará esperar por uma nova oportunidade daqui a 13 anos.
Tribuna do Norte