A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, deflagrou nesta quinta-feira (27) a 6ª fase da Operação 1814. As ações aconteceram em Natal, na Praia da Pipa (Tibau do Sul) e São José de Mipibu.
Durante a operação, os policiais apreenderam 80 tabletes de maconha, balança de precisão, sacolas plásticas e dinheiro. Ao todo, cinco pessoas foram presas. “Iniciamos essa investigação 13 meses atrás e hoje deflagramos a sexta fase. Foram três prisões em Pipa. Duas prisões importantes em Tibau do Sul. Já temos 120 pessoas presas ao longo da operação”, afirmou o delegado da Deicor, Luciano Augusto.
Em Natal, foram presos Marcus Antônio Bezerra Neto, vulgo “Marco”, de 22 anos, e Jaqueline de Araújo Rodrigues, de 36 anos. Já em Pipa, foram detidos Raul Tavares Siqueira, vulgo “Raul”, de 28 anos, apontado como líder da facção no distrito litorâneo.
Além disso, foi capturado Ricardo Pereira de Melo, conhecido como Paulistinha, de 38 anos. Contra ele, existiam dois mandados de prisão por estupro de vulnerável em São Paulo. Outro investigado na operação foi Klerysson Borges Ramos da Silva, vulgo “Clerisson”, com 33 anos, que já estava preso e responde a outros crimes.
De acordo com a Polícia Civil, a droga apreendida pertencia a Thiago Gurgel, mais conhecido por “TH”. Ele ainda está foragido da Justiça.
A Operação 1814 busca enfraquecer a atuação de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte. Os números 18 e 14 são utilizados como uma marca da organização. A Polícia Civil estima que 10 mil pessoas façam parte da facção no estado.