Uma operação deflagrada contra uma organização criminosa atuante em Alagoas prendeu um homem apontado como o chefe do grupo nesta terça-feira (23), na zona Norte de Natal. O suspeito tinha um mandado de prisão preventiva em desfavor e foi identificado como André da Silva Teixeira, mais conhecido como “Gago”, “Fanem” ou “Coroa”, 40 anos, natural de Pão de Açúcar/AL. A operação policial foi batizada de “Marmota”.
Em Alagoas, foram presas outras oito pessoas; resultando em nove suspeitos presos, além da apreensão de armas e drogas. Participaram da operação policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), em apoio à Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), da Polícia Civil de Alagoas (PCAL), e ao 7º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas.
Segundo as investigações, o suspeito preso em Natal é apontado como chefe de uma organização criminosa, atuante em Alagoas, sendo o principal alvo desta operação. No momento da abordagem, ele tentou fugir, mas foi alcançado pela equipe.
A operação faz parte da HÓRUS do programa V.I.G.I.A. da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (SEOPI/MJSP). A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, ou dos números da DEICOR: (84) 3232-2862 e/ou (84) 98135-6796 (WhatsApp).
Operação “Marmota”
A operação foi intitulada “Marmota” para fazer alusão ao roedor, que tem como hábito: cavar buracos e hibernar por até nove meses. A organização criminosa regional tem ligação com uma conhecida facção criminosa nacional e, assim como as marmotas, cavava buracos em terrenos próximos dos pontos de comércio das drogas, visando esconder os entorpecentes e, desta forma, despistar as forças de segurança.