O jornalista do UOL, Josmar Jozino, divulgou notícia sobre relatório do Ministério Público do Rio Grande do Norte, que aponta para uma movimentação de R$ 206.579.045,28 em 215 contas bancárias no período de 2 de janeiro de 2003 a 31 de outubro de 2021, feita pelo núcleo formado por pastores ligados a facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC. O esquema foi desbaratado na Operação Plata, desencadeada em fevereiro deste ano.
Um detalhe curioso, é sobre o sobrinho do seridoense, Valdeci Alves dos Santos, chefe do esquema e liderança do PCC, o Lucenildo Santos de Araújo, também conhecido como “Gari Consciente”. Ele é acusado de ter aberto 49 contas bancárias em 23 bancos diferentes. Detalhe: Ele assumiu, na condição de “laranja”, a titularidade de um imóvel que na realidade pertencia ao tio dele.
O Gari é natural da cidade de Currais Novos, mas, viveu por muitos anos em Caicó, onde conseguiu ser funcionário público municipal e candidato a vereador. Inclusive, na campanha eleitoral, declarou ser dono de um apartamento em Natal.
Segundo o MP-RN, Valdeci Alves dos Santos, de 51 anos, mais conhecido como “Colorido”, apontado como integrante do alto escalão do PCC, fugiu de um presídio paulista em agosto de 2014, foi capturado em abril de 2022 em Pernambuco e depois removido para Penitenciária Federal de Brasília.
Valdeci, dois irmãos dele, um sobrinho, uma cunhada e dois operadores financeiros do grupo foram denunciados à Justiça potiguar pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha e tiveram a prisão preventiva decretada em fevereiro deste ano, no âmbito da operação La Plata.
Todos eles, além de outros investigados que não foram presos, mas cumprem medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, também tiveram a quebra de sigilo bancário decretada judicialmente.
A reportagem não conseguiu contato com os advogados de Valdeci e dos demais réus, mas publicará na íntegra a versão dos defensores de todos eles assim que houver um posicionamento.
*Veja a matéria do jornalista Josmar Josino, do UOL, AQUI
Blog Sidney Silva