O estado contém 255 pacientes com covid-19 internados em UTIs ou em leitos clínicos em hospitais públicos e privados, nesta sexta-feira (18), uma média de 42% de ocupação entre todos os leitos que foram destinados ao tratamento da covid-19, revelou a Subsecretária de gestão e planejamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), Liane Ramalho em coletiva concedida no início da tarde.
A ocupação varia entre as regiões de saúde do estado, sendo constatado um percentual de 64% no Seridó, 60% no Alto-Oeste e 48% na região Oeste. As três são as que apresentam as maiores taxas e proporcionam a elevação do percentual geral. Na grande Natal, 36% dos leitos destinados a esse fim estão ocupados, em Tairi esse indicador cai para 18%, já em Mato Grande, não há nenhuma internação em decorrência da doença.
Nas últimas 24 horas, a covid-19 tirou a vida de duas pessoas no estado e o total chega a 2.341 mil mortes confirmadas, enquanto outras 314 seguem em investigação. O acumulado de diagnósticos positivos atinge os 66.655 mil, mas a Sesap ainda aguarda o resultado de 31.686 casos considerados suspeitos. “Com esses números fica muito claro que a pandemia ainda está em curso, apesar de a gente ter uma franca descida nas curvas. A gente entende que nós temos pacientes ainda internados”, realçou Liane.
O Rio Grande do Norte apresenta hoje 1,09 de taxa de transmissibilidade (RT) entre as pessoas. Três regiões estão com esse indicador acima de 1,0. São José de Mipibu (1,15), Oeste (1,09), e Assu (1,07). “É importante que a gente entenda que a gente precisa manter os cuidados, em relação ao uso do álcool em gel, ao uso da máscara, a não aglomeração”, disse Liane Ramalho ao lembrar das medidas de proteção como meio de aumentar a propagação da doença.
Na fila, do sistema de saúde, dois enfermos aguardam a resposta do prestador para ser encaminhado aos leitos críticos. Outros cinco também na mesma situação, porém com destino aos leitos clínicos. Constam também 11 n aguardo por transporte para transferência.
Portal Tropical