A “todes” foi o tema central de um debate pesado no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (9). Isolda Dantas (PT) e Coronel Azevedo (PL), autor do projeto que proíbe a utilização da linguagem neutra, foram os protagonistas de um verdadeiro bate-boca, com direito até a palavrão fora do microfone. A matéria foi aprovada.
Segundo Isolda Dantas, o projeto de lei fere uma série de pessoas e é descontextualizado do momento atual. “É inadmissível que a gente tenha que votar uma lei que proiba a utilização do todes em escolas. É um projeto que não cabe nos dias de hoje. É totalmente inadequado”, afirmou a deputada Isolda Dantas.
Autor do projeto, Coronel Azevedo afirmou que a matéria visa “preservar” a língua portuguesa e citou até a viagem dos deputados estaduais para Portugal, para um evento de países de língua portuguesa.
Quatro deputados foram contra o projeto, Eudiane Macedo, Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas. Nove deputados votaram favorável ao projeto, que foi aprovado por maioria: Coronel Azevedo, Tomba Farias, Cristiane Dantas, Luiz Eduardo, Ivanilson Oliveira, José Dias, Terezinha Maia, Adjuto Dias e Neilton Diógenes.
96fm